top of page

Ensino pela pesquisa

Imagem1.png

     A integração [entre ensino e pesquisa, tem-se configurado nos debates como uma proposta de prática educativa inovadora, capaz de desenvolver atitudes fundamentais para o cidadão que a sociedade contemporânea necessita. A pesquisa como eixo do processo formativo na escola deve ser entendida como uma prática educativa centrada nos estudantes, com o objetivo do desenvolvimento do espírito crítico e da autonomia destes indivíduos. Baseia-se na problematização, questionamento e criatividade, suscitando um engajamento ativo dos estudantes em atividades de investigação e, portanto, contribuindo para processo de aprender a aprender, aprender a compreender e intervir na realidade.  

   Não se trata de transformar o professor e os estudantes em pesquisadores especializados. Não é ensino PARA pesquisa, pois isto é meta dos programas stricto sensu, é ensino PELA pesquisa, EDUCAR PELA PESQUISA, pois, o foco é o aprendizado do aluno, a socialização do conhecimento científico e tecnológico, o desenvolvimento de competências investigativas, o estímulo da curiosidade e raciocínio científico e da capacidade de inovação, é a promoção da iniciação científica em prol do processo ensino aprendizagem.

      Nesta perspectiva foram realizadas atividades, aqui nomeadas de EXPERIÊNCAS DE SUCESSO e PROJETOS ICJ/STRICTO SENSU CESMAC, que buscaram promover a prática científica no processo de ensino e aprendizagem, induzindo o compartilhamento e a popularização de conhecimento científico.

bottom of page