top of page
ppgasa.PNG

Boletim técnico e Informativo do Programa de Pós-Graduação em Análise de Sistemas Ambientais

A problemática sobre resíduos sólidos urbanos (RSU) representa uma grande preocupação das sociedades modernas desde a sua produção até o seu desfecho final. A minimização deste problema requer mudanças de atitudes individuais e coletivas. 
A educação ambiental representa uma ferramenta valiosa para mitigação dos danos causados pelos RSU ao meio ambiente. Neste cenário, ganha destaque a política dos R’s da sustentabilidade, que visa a produção de menos resíduos e a destinação correta destes. Atualmente contempla 8R’s: Repense, Recuse, Reduza, Reaproveite, Recicle, Repare, Reintegre e Responsabilize-se.

Considerando que este é um problema enfrentado por todos nós e em especial pelas grandes instituições, surgiu a necessidade de executar ações de educação ambiental capazes de reduzir a quantidade de resíduos sólidos que são produzidos pelo Centro Universitário- Cesmac. Esta preocupação ambiental deu origem ao projeto de dissertação da aluna Francètte Moura da Silva no Programa de Pós-graduação em Análise de Sistemas Ambientais. Projeto orientado pela Profa. Dra. Adriane Borges Cabral e intitulado de: Educação Ambiental em uma Instituição de Ensino Superior de Alagoas e Obra social intitulada Projeto Crescer: redução e reciclagem de resíduos sólidos.
A execução do projeto é baseada na realização de campanhas de Educação Ambiental para os diferentes públicos da Instituição: alunos, funcionários e beneficiados pelo Projeto Crescer. As campanhas têm o intuito de conscientizar a todos sobre os impactos ambientais causados principalmente pelo plástico e pelo papel. Espera-se com a realização das campanhas reduzir a quantidade de resíduos gerados pela Instituição e estimular o descarte seletivo, imprescindível para destinação destes resíduos para as cooperativas de Reciclagem. 
Também foram ofertados pelas pesquisadoras, cursos para os funcionários que lidam diretamente com os resíduos da Instituição, garantindo assim que a coleta seletiva seja realizada corretamente e possa ter destino ambientalmente adequado. Somado a isso, também foram ofertados cursos para as crianças assistidas pelo Projeto Crescer, com o objetivo de demostrar como resíduos podem ser transformados em diversos materiais, e que na verdade estes resíduos não são lixo, mas sim, matéria-prima para confecção de diferentes materiais.
A pesagem dos resíduos está sendo realizada rotineiramente na Instituição e espera-se que as campanhas de Educação Ambiental realizadas sejam eficazes para reduzir a quantidade de resíduos gerados. Igualmente também são pesados os materiais que são coletados pelas cooperativas de Reciclagem, estimando-se maior recuperação de papel, plástico, vidro e metais dentre os resíduos gerais.  
E assim se dá a contribuição da realização desta pesquisa para o meio ambiente e sociedade, na conscientização sobre gerar menos resíduos e aumentar a destinação ambientalmente correta para o reaproveitamento e reciclagem.

bottom of page