top of page
ppgasa.PNG

Boletim técnico e Informativo do Programa de Pós-Graduação em Análise de Sistemas Ambientais

O avanço tecnológico acelerado ocorrido nas últimas décadas, somado ao ciclo de vida dos equipamentos eletrônicos cada vez mais curto, pode gerar altos impactos ambientais com o lixo eletrônico (E-lixo) resultante do processo de produção e consumo. 
A preocupação ambiental em relação aos resíduos gerados pelo avanço tecnológico vem crescendo cada dia mais. dispositivos eletrônicos, placas de circuito impresso e seus componentes eletrônicos que fazemos uso no nosso dia a dia, sejam smartphones, tablets ou computadores fazem parte desses resíduos. O enorme volume de lixo eletrônico nem sempre é descartado de forma adequada, sendo desprezado em sua maioria no lixo comum, que é levado para os aterros sanitários ou lixões.
Dentro desse lixo encontramos as placas de circuitos integrados e seus componentes eletrônicos, muitos desses componentes químicos são extremamente agressivos como mercúrio, cádmio, arsênio, cobre, chumbo e alumínio e são capazes de contaminar o meio ambiente e à saúde humana, através da poluição do solo e dos lençóis freáticos que contaminam as plantas e os animais por meio da água, consequentemente a população quando ingerem esses produtos.
A Educação Ambiental deve conscientizar a população de que o lixo eletrônico causa impactos ambientais desde a sua produção até o seu descarte inadequado, provocado pelo consumo desenfreado e sem critérios de bens eletrônicos.
Pensando nisso surgiu a necessidade de desenvolver um aplicativo móvel para android intitulado de: E-lixo (PCI e componentes eletrônicos), que irá informar e conscientizar a população de como descartar corretamente o lixo eletrônico, evidenciando os danos causados ao meio ambiente e à saúde humana no descarte incorreto, e como formas ambientalmente corretas: a coleta seletiva, a reciclagem e a logística reversa.
Diante desta tendência e preocupação com o meio ambiente, atualmente está em execução o projeto de dissertação da mestranda Adriana dos Santos Franco no Programa de Pós-graduação em Análise de Sistemas Ambientais. Projeto orientado pela Profa. Dra. Adriane Borges Cabral e intitulado de: Desenvolvimento de um Aplicativo para conscientização no descarte do lixo eletrônico. 
O aplicativo poderá ser baixado no smartphone pelo Google play e poderá ser acessado pela população, que também terá acesso aos ecopontos existentes na cidade de Maceió, podendo fazer sua própria agenda de coleta e entrega de resíduos nos ecopontos ou agendando com uma empresa particular para entrega de seu e-lixo.

pt-br_badge_web_generic.png
bottom of page