

Boletim técnico e Informativo do Programa de Pós-Graduação em Análise de Sistemas Ambientais
As bacias hidrográficas são indicadores das condições dos ecossistemas, no que se refere aos efeitos do desequilíbrio ambiental. O gerenciamento de uma bacia garante o bem estar da população, uma vez que isso depende de um ambiente ecologicamente saudável e contribui para o desenvolvimento sustentável em longo prazo.
Os mapas são importantes para o planejamento de políticas públicas. Através de mapas é possível identificar ferramentas com grande potencial para auxiliar na gestão da bacia hidrográfica. Entretanto, há uma defasagem de informação atualizada, principalmente, na bacia hidrográfica do Riacho Reginaldo, no município de Maceió, Alagoas. Tendo em vista, sua importância por está totalmente inserida na área urbana, compreendendo 18 bairros e cerca de 30% da população da capital, com alto grau de degradação socioambiental.
Diante deste problema, de gerenciamento da bacia hidrográfica e degradação socioambiental, o projeto de dissertação da discente Clarissa Nascimento Soares Rener no Programa de Pós-graduação em Análise de Sistemas Ambientais, orientado pelo Prof. Dr. Jessé Marques da Silva Junior Pavão e coorientado pelo Prof. Dr. Feni Agostinho, irá utilizar o modelo de sustentabilidade de cinco setores para estudar a sustentabilidade da bacia hidrográfica do Riacho Reginaldo durantes os anos de 2010 a 2020 e realizar uma análise descritiva e exploratória, com intuito de realizar um inventário para obtenção de dados ao observar as características de uso e ocupação do solo da foz e principais afluentes da bacia por meio de visitas in loco, registro fotográfico e desenvolvimento de mapas temáticos, aplicar o modelo de sustentabilidade de cinco setores multicritério para obter o indicador de sustentabilidade e discutir sobre pontos fortes e fracos para suportar interpretações e decisões com potencial de auxílio à gestão desta bacia hidrográfica.
Assim, se dará a contribuição da realização desta pesquisa para o meio ambiente e sociedade. Os autores apontam que a análise em nível de bacia, pode determinar melhores formas de planejamento e gerenciamento, e é por meio da construção de mapas atualizados pode propor soluções para os impactos ambientais decorrentes da ação antrópica.

