top of page

Boletim técnico e Informativo do Programa de Pós-Graduação em Análise de Sistemas Ambientais

Atualmente o meio ambiente tem sofrido com o descarte incorreto do lixo trazendo várias consequências para a saúde humana e animal, além de impactos negativos na contaminação do solo, ar e água. De modo a minimizar seus impactos é necessário realizar um planejamento para gerenciamento dos resíduos sólidos, através de um sistema de gestão ambiental e empresas certificadas que realizem a gestão desde gerenciamento até o descarte final do produto. 

Uma forma menos nociva ao meio ambiente é o aterro sanitário que consiste em um depósito em camadas compactadas de resíduos sólidos provenientes de dejetos urbanos, domiciliar e agrossilvipastoril. Essa tecnologia promove a impermeabilização do solo e possui um sistema de drenagem para captar o chorume, sendo uma das formas mais corretas em termos ambientais. 
No município de Maceió no bairro do Benedito Bentes, possui uma estação conhecida como: Centro de Gerenciamento de resíduos de Maceió para  tratamento de chorume do aterro sanitário que é referência nacional em transformar o chorume em água de reuso. 
O chorume é um líquido com cheiro desagradável e escuro, proveniente do lixo orgânico através da decomposição de bactérias. Sua composição geralmente contém nitrogênio, carbono, metais pesados e é altamente prejudicial ao meio ambiente, vindo assim contaminar o lençol freático. 
Esse líquido só poderá ser lançado ao meio ambiente depois de diversos processos de tratamento para produção de água de reuso em diversas atividades, como: irrigação de praças, limpezas urbanas, entre outras. Apesar de não poder ser empregada para consumo humano. 
É necessária a preocupação com o meio ambiente e a conscientização da população sobre os perigos do consumo excessivo que praticamos no dia a dia. É de grande importância, pois têm efeitos positivos para a conservação do ambiente e qualidade de vida das pessoas. Para contribuir junto com a sociedade e com o nosso sustento é importante praticar a sustentabilidade.  

Imagem1.jpg
bottom of page