top of page
ppgasa.PNG

Boletim técnico e Informativo do Programa de Pós-Graduação em Análise de Sistemas Ambientais

A sustentabilidade tem sido bastante discutida nas últimas décadas, fazendo-se necessária em todos os níveis, desde reflexão de atitudes individuais até adoção de medidas internacionais. Neste cenário, surge os termos bibliotecas verdes e sustentáveis.

Tema incipiente no Brasil, como também no cenário mundial, refere-se às formas de tornar a biblioteca um ambiente que proporcione o desenvolvimento intelectual e material e ao mesmo tempo que minimize os impactos ambientais.

Para que as bibliotecas atinjam o Status de Bibliotecas verdes e sustentáveis se faz necessário repensar e promover modificações que incluem desde a construção, o design e a arquitetura do prédio até a transformação deste ambiente em local de promoção de educação ambiental. Vale ressaltar também a necessidade de uma melhor gestão dos recursos naturais e ambientais pelas bibliotecas.

Diante desta tendência e preocupação com a sustentabilidade, atualmente está em execução o projeto de dissertação da aluna Eliete Sousa de Araújo no Programa de Pós-graduação em Análise de Sistemas Ambientais. Projeto orientado pela Profa. Dra. Adriane Borges Cabral e intitulado de: Ações sustentáveis para a redução da Pegada Ecológica na Biblioteca Central do Centro Universitário CESMAC.

A pesquisa em execução objetiva verificar o efeito na redução de impactos ambientais, ou seja, a redução da Pegada Ecológica da Biblioteca através da adoção de medidas sustentáveis. A adoção de diversas ações sustentáveis pela biblioteca foi eficaz para a redução no consumo de energia elétrica e no consumo de papel da biblioteca ao longo dos últimos anos.

Dentre as diversas medidas sustentáveis adotadas para redução do consumo de energia elétrica podemos destacar: a substituição de lâmpadas fluorescentes por Lâmpadas LEDS, o reposicionamento das estantes para aproveitamento da luminosidade das janelas e posição das lâmpadas, o uso de geradores em horário de pico (das 17:30 às 20:30) e controle do uso de ar-condicionado.

Em relação à redução do consumo de papel, podemos destacar as ações: abolição da impressão de comprovantes de empréstimo e entrega, aquisição de maior quantidade de livros digitais em substituição a livros impressos, restauração de livros que seriam descartados e aproveitamento de papéis para produção de borrões.

Através da análise dos dados coletados foi possível verificar uma queda crescente e gradual da Pegada Ecológica da Biblioteca de 2013 a 2019. Também foi possível verificar qual foi a ação sustentável adotada mais significativa para a redução da Pegada Ecológica a cada ano.

A realização desta pesquisa possibilitou verificar que a adoção de medidas sustentáveis foi eficaz para a redução dos impactos ambientais pela biblioteca, pré-requisito para torná-la uma biblioteca verde e sustentável. Medidas simples que facilmente poderiam ser adotadas por outras bibliotecas, bem como, por outras instituições públicas e privadas, e com isto tornar realidade a menor degradação do meio ambiente.

BIBLIOTECA-CESMAC-1-1-1024x752.png
bottom of page